Definem orientações práticas textuais que ajudam a Marca a expressar seus Tons nas mensagens.
Não deixamos ninguém sem resposta, principalmente nas redes! Muito importante chamar as pessoas pelo nome, para gerar proximidade, e lembrar sempre de não forçar a barra na intimidade. Se possível, “estudar” o perfil do usuário para criar mais proximidade no assunto.
Usar sempre a primeira pessoa do plural em qualquer conteúdo Softplan para trazer a ideia de time e das parcerias de valor: “Somos” “Queremos”, “Construímos”, assim como a locução pronominal “a gente”.
Nossa linguagem é próxima, descontraída e pra cima. Contudo, não tentamos ser engraçados ou brincalhões. Emojis, expressões atuais e memes são permitidos com moderação.
Nas redes, nossa régua pende para o informal: utilizamos saudações cotidianas, puxamos conversa, usamos palavras de conhecimento geral.
Usamos gamification nas nossas redes, do feed do Facebook aos Stories. Criamos jogos com assuntos dos setores do nosso ecossistema e outros temas como assuntos da cultura nerd.
Podemos usar terminologia e linguagem do universo nerd sobre o qual estejamos falando. “Bom dia Softplayers – que a força esteja com vocês!” junto a uma foto de Star Wars, por exemplo.
Somos entusiasmados, mas sem exagero, então evitamos excesso de exclamações e interjeições;